A Liderança Feminina no Agro
Novos modelos de negócios, de relacionamento e de entrega de valor ditarão as regras do mercado. Esta transformação foi definida em 2016 como a 4ª Revolução Industrial pelo WEF (World Economic Fórum), onde o poder da tecnologia e da conectividade se afirma como base de influência e alteração de todos os pressupostos que até agora regeram as empresas, e isto não é diferente na atividade do Agronegócios.
Isto trouxe uma profunda mudança no modelo de trabalho dentro do segmento, o qual facilitou cada vez mais o maior número de mulheres nas áreas administrativas e de gestão. Sem desconhecer que o desenvolvimento da liderança das mulheres vem de longe e é algo que foi conquistado, com muita luta e suor.
Em 2017 constatamos através da Pesquisa Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), hoje 31%, das funções de decisões na atividade rural tem no comando o público feminino, e o instituto Brasileiro de Geografia e Estadística (IBGE), divulgou também no Censo Agropecuário 2017, que mais de 15 milhões de pessoas que atuam no campo, 19% são mulheres, e de cada 10 chefes de fazenda, pelo menos 2 cargos são ocupados por mulheres, mostrando que esta cada vez mais marcante a posição e a impotância da mulher dentro deste setor.
Por isso Lígia Dutra, Superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, afirma na entrevista realizada para o Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA): “Uma das tendencias para o futuro do setor agropecuário brasileiro é a maior participação de mulheres na gestão das propriedades rurais. Esse é um movimento sem volta, e que está alinhado ao compromisso do Brasil em atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, principalmente o número 5, relativo à desigualdade de Gênero e Empoderamento Econômico de Mulheres…”
Por isso é fundamental estaremos preparadas, se atualizar, participar de cursos, palestras, e buscar através de profissionais na área as ferramentas indicadas para enfrentar este desafio na gestão, sendo fundamental o desenvolvimento das competências como conhecimento, perspectiva, comunicação eficaz, gestão da liderança, atitude, adaptabilidade, trabalho em equipe, entre outros. Trazendo assim uma melhor gestão do desempenho e da gestão do tempo, para melhorar o crescimento da produtividade dentro da empresa.